A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, tem realizado uma formação com profissionais da Secretaria de Saúde sobre o Serviço de Família Acolhedora – Entrelaços que estão sendo implantados pelo município.
Os encontros têm sido realizados com os agentes comunitários de saúde e agentes de endemias dos quatro DGA’s, que conheceram o serviço de acolhimento e também participaram de um espaço para perguntas e respostas.
A rede de saúde está inteiramente ligada ao serviço, visto que o Família Acolhedora engloba, ainda, crianças e adolescentes com diversas demandas, que necessitam de amparo na atenção básica, como a saúde mental.
A secretária de Desenvolvimento Social, Helena Wanderley, participou de um dos encontros e destacou a importância desta formação para esses profissionais que são a ligação das famílias com os serviços essenciais como saúde e assistência social.
“Os agentes de saúde são quem visitam as famílias, são eles que conhecem a família de perto, que conhecem as vulnerabilidades da família e aquelas que podem ser famílias acolhedoras e que podem se cadastrar. Então, é importante que a gente esteja todos juntos para que se possa levar, ao maior número de pessoas possíveis, a importância do Serviço de Família Acolhedora e de como se cadastrarem”, comentou.
De acordo com a coordenadora do Serviço de Família Acolhedora, Kézia Naara, dentro das atividades relativas ao mês da criança, a equipe planejou essa programação, no total de quatro encontros, com objetivo de dialogar junto aos agentes de saúde sobre a importância do Serviço de Família Acolhedora.
“Construímos esse ciclo de diálogos dentro da ação Família Acolhedora – Entrelaços para a gente multiplicar e também sensibilizar essa categoria tão importante que são os agentes de saúde, pois eles têm acesso irrestrito às famílias. Além de serem multiplicadores, mas também compreenderem como funciona o nosso serviço”, relatou.
O Família Acolhedora é um serviço que visa oferecer um ambiente seguro, amor e cuidados para crianças e adolescentes, até que seja a hora de retornarem às famílias de origem ou sejam adotados. O acolhimento é uma medida protetiva, excepcional e provisória, que visa garantir o cuidado e a proteção de crianças e adolescentes quando seus direitos foram ameaçados ou violados.
Coordecom


.jpeg)


0 Comentários